Contador de visitas online - Até onde são úteis?

contador-de-visita-online
Neste post vamos simplesmente analisar até que ponto um contador de visitas online é prejudicial em seu site ou não. A analisaremos pontos positivos e negativos deste gadget. Pra começar todos nós somos fascinados por estatísticas e queremos saber quantas pessoas estão interessadas em nosso conteúdo e também para acompanhar passo a passo o progresso de nosso site/blog, até aí normal.

Para satisfazer a curiosidade humana estão ai inúmeros contadores de visitas online espalhados pela internet. A grande vantagem é que a maioria deles é oferecida gratuitamente. A única coisa que precisamos fazer é entrar lá no site, colocar um e-mail e pronto: basta confeccioná-lo ao nosso gosto, pegar o código html e aplicar no site/blog.

Pontos positivos de um contador de visitas

Um contador de visitas exerce uma certa influencia psicológica nos internautas. Funciona à semelhança de uma loja apinhada de clientes tanto dentro como fora. Os que passam na rua querem saber por que há tanta gente naquela loja. Será que há uma liquidação vantajosa ali? Eles foram despertados por mera curiosidade e dessa forma o numero de visitas tende a aumentar ainda mais. 

Outra vantagem dos contadores online é que, por conta dessa curiosidade, os visitantes poderão passar mais tempo no site, e assim possivelmente curtirão o site/blog no Facebook, Google Plus e até clicarão nas publicidades do site, etc Para o proprietário do mesmo não deixa de ser gratificante olhar para esse gadget e ver uma boa quantidade de visitantes naquele momento. 

Pontos negativos de um contador de visitas

Nossa triste experiência: Há mais ou menos três anos tínhamos um site que recebia uma média de 400 a 500 visitas diárias. Nessa época não entediamos nada sobre técnicas de SEO. A nossa única preocupação era produzir um bom conteúdo para os internautas e só. O nosso blog estava mais para um hobby que para um projeto com fins lucrativos. De qualquer forma resolvemos colocar nele os banners do adsense, mas o rendimento era tão desanimador que nem me lembrava de olhar o relatório de desempenho do Google adsense.

Bom, um determinado dia, por conta de um boato que surgiu no Facebook, muita gente começou a divulgar levantar uma série de hipóteses sobre o tal boato. Eu me perguntei “Por que as pessoas estão falando isso?” Fiz umas pesquisas na internet e achei poucas informações em português. Com ajuda de alguns sites gringos escrevi um post sobre o assunto para ver o que acontecia. Assim que o post foi indexado no Google recebi imediatamente 1.200 visitas orgânicas! Uau, que surpresa! O melhor de tudo era que o nosso texto era o único na internet em língua portuguesa sobre o assunto! Não havia um só concorrente! O nosso texto estava no topo da primeira página! Meia hora depois o número de visitantes foi para 3.500 e no final do dia já contabilizava mais de 8.000 visitantes! O contador online estava lá dizendo pra todo mundo qual era o nosso post de maior sucesso. As visitas oscilavam entre 75 a 90 online! Esse privilégio inédito durou quase cinco dias. Foram mais de 63.000 visitas! Foi muito gratificante aquela experiência, sobretudo financeiramente. Afinal para um site recém criado, com poucos links externos era uma realmente uma grande proeza. 

A grande decepção

Poderiamos ter recebido 10.000 a 15.000 visitas diárias ou muito somente naquele post, pois a procura por aquele assunto aumentava a cada momento lá no Google Trends, mas a festa não durou muito, eu conto pra vocês. De repente a quantidade de visitas foi diminuindo drasticamente a cada hora e a cada dia. Tive a curiosidade de digitar o título do post no browser do Google e lá estavam mais de 7 textos com o títulos similares ao nosso! Mas houve inclusive uns que copiaram integralmente todo o nosso conteúdo sem escrúpulo algum, não alteraram nem o título do post! Me disseram que eu podia denunciá-los, mas me contive. No outro dia o nosso humilde post já estava lá na segunda página do Google, quase na penúltima posição, recebendo pouquíssimas visitas. Culpa de quem? Adivinhe!

Conversei sobre o assunto com um amigo meu, que é webmaster e analisamos o por quê daquela queda brusca na quantidade de visitas. Ele tomou o mouse e clicou sobre o contador de visitas e lá estava a estatística completa dos posts mais visitados. Novamente ele apontou o mouse sobre o gadget contador de visitas e me disse: meu caro pode ter sido isto aqui! Ele fez um breve comentário sobre o gadget e acrescentou que há muitas pessoas vasculhando a internet em busca de conteúdo com grande número de visitas. A nossa conclusão é que esse gadget é uma ferramenta poderosa para revelar segredos de qualquer site bem sucedido! Outras pessoas tiveram essa experiência negativa, mas poucos estão conscientes desta realidade!

Cheguei à conclusão que meu amigo webmaster estava certo. Um dia desses vi um site com domínio com terminação .blogspot.com.br com 900 visitantes online! Dei um click sobre o gadget e lá estava os 3 posts mais visitados: um com 15 visitas, outro com 17 e outro com 868 online! Se alguém de ma fé perceber isto poderá fazer um post semelhante afim de concorrer imediatamente com ele, e quem sabe até ultrapassá-lo nas serpes do Google tomando assim sua posição. Acredito que essa experiência servirá para conscientizamos que estamos vivendo em um mundo cheio de pessoas espertas e sem criatividade e acima de tudo muito invejosas. É necessário, portanto muita cautela, muita prudência. 

As exceções

As alternativas para se usar o gadget seria utilizar uma versão paga, em que o gadget não funcione como link direto ao post. Entretanto se você escreve em um nicho difícil de ser imitado, talvez não tenha com o que se preocupar. Bom, para quem quiser apenas saber a quantidade de visitantes online no momento (right now), que tal usar ferramenta Google Analytics? O Google Analytics é o serviço de monitoramento de sites e blogs mais completo da internet e somente você pode ver o resultado de suas visitas! Veja o nosso tutorial Como colocar o Google Analytics em seu Blog
imagem google analytics

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como configurar domínio Uol Host no Blogger sem o www

Linguee - Um dos melhores dicionários online